quinta-feira, 11 de março de 2010

Protesto

Há exatamente um mês e 8 dias eu entrei no site da SEMACE(Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará) e deixei um protesto com o seguinte texto [formado principalmente por perguntas]:

"Quero saber qual o critério de um terreno (localização, vegetação, preservação, alagamento) para liberarem a construção de uma obra.
E qual o critério da obra (se existe) para ser permitidas construções em certos locais (como próximo a dunas de areia e limitando a visão da praia)?
É permitida a retirada de areia de dunas para aterramento em terrenos particulares?
O aterramento de parte de um rio para alargamento de uma estrada não causa perigo para as pessoas que passam na estrada e risco de alagamento nas proximidades das margens?
Peço que os responsáveis prestem mais atenção às construções, principalmente em lugares com vegetação rica e praias, rios, lago etc.

 Parte da preservação do planeta depende das autoridades responsáveis como a Semace.
Aguardo resposta."

Eu sei: eu perguntei demais. Isso ainda deve estar na fila com uma senha de 3 ou 4 dígitos. Ou esse SOU (Sistema de Ouvidoria) é só errolation pro cidadão cearense pensar que pode fazer sua parte.

Pois bem, peguei meu protocolo e minha senha e fui lá consultar a situação do protesto:
Situação atual:                                [nada escrito]

Resposta:
Prezada Cidadã, em resposta a sua manifestação, informamos que a referida demanda foi encaminhada à Ouvidoria da SEMACE para conhecimento e deliberações. Após análise, a cidadã será informada dos procedimentos adotados. O acompanhamento poderá ser realizado por meio dos nossos canais na internet www.cge.ce.gov.br, opção: ouvidoria ou pelo telefone 155. Agradecemos a sua participação.

[tu tu tu tu tu...]

Ok, eu tentei e vou continuar tentando...
Tou pensando em fazer Engenharia Ambiental, antes de biologia, o que vocês acham?

Uma dessas perguntas foi respondida pelo nosso professor de Mat. de Construção, Tássio: 
Eu: Professor, é ilegal pegar areia de dunas ou morros para fazer aterramentos?
Tássio: É ilegal se for um local protegido, como uma APA...
Eu: É porque eu conheço um local que tiraram muita areia e deixaram só um pouquinho ao redor dos postes pra eles num caírem...

Lá não é uma APA, mas tem muitas dunas e, no local em que estão contruindo, tinha até um lago com peixes! Meu pai já pescou lá (mas ele devolveu os peixes no outro dia [eles só saíram para passear...]). E agora encheram de areia de morro! Ah, fala sério!
E mesmo se não fosse tudo isso, só se constrói lá com autorização da SEMACE para construir lá.
Eu me decepcionei com ela.

Beijos e abraços, galera
T+
May

ps.: Quem quiser ver a foto de propaganda do Resort que tem numa placa lá perto clica aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou da postagem?
~Sua opinião pode mudar o blog!~